-
Arquitetos: Demo Arquitectos
- Área: 90 m²
- Ano: 2020
-
Fotografías:José Antonio Miranda
-
Fabricantes: AutoDesk, Forestal Santa Blanca, Maestranza Matec, Muebles Astillero, Muebles del Pira, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Residência Las Gaviotas se trata do desenvolvimento de uma residência para um casal na área urbana de Pichilemu, Chile. Os futuros moradores demandavam que a casa fosse expansível, além de impor um orçamento limitado. Dessa forma, os arquitetos optaram por considerar a facilidade de construção, a disponibilidade de materiais e também o tempo de mão de obra. Levando em conta esses fatores, optou-se por um sistema construtivo em madeira de dimensões comerciais, o que facilitaria a eficiência na construção.
O resultado foi um projeto baseado em uma grelha estrutural, que considera tanto as dimensões da madeira, como a dos painéis estruturais para definir as peças, obtendo assim uma estrutura adequada, e que aproveita ao máximo o material, minimizando cortes e evitando desperdícios. A grelha, portanto, apresenta módulos em planta de 4,88 de largura por 12,00 metros de comprimento, os quais podem ser segmentados e criar espaços de 3 metros, atendendo às dimensões comerciais da madeira e também criando espaços habitáveis confortáveis.
A estrutura é de madeira e apresenta junções e encaixes, formando pórticos rígidos os quais são, posicionados sucessivamente e compõem a estrutura total da casa. Algumas vigas e pilares de grandes dimensões e fabricados em madeira de origem local, foram adicionados ao sistema para obter resistência estrutural em determinados vãos.
Os espaços da casa foram pensados integrados, sendo a sala e a cozinha o articulador de todos estes e também o lugar com maior uso e da onde se original os fluxos da casa. Isso é possível graças à disposição de dois elementos, a escada e a cozinha.
A implantação da casa coloca o volume principal paralelo ao mar, e projeta um deck, que pode abrir espaço para futuras extensões da casa, e, ao mesmo tempo, funciona como uma contenção do vento sul, predominante no local. Foi assim que a casa se integrou no seu entorno, gerando espaços a norte, protegidos do vento sul e com garantia de luz solar.